Darlene Pereira apresenta planos de governo no Manhã Regional

Eleições

A Rádio Cultura Riograndina deu sequência ao trabalho de entrevista com os candidatos a prefeito da cidade do Rio Grande.

A Rádio Cultura Riograndina deu sequência ao trabalho de entrevista com os candidatos a prefeito da cidade do Rio Grande. Conforme sorteio realizado com os representantes das coligações, nesta quarta-feira o Programa Regional recebeu Darlene Pereira, candidata pelo Partido dos Trabalhadores, na coligação Frente Popular. Veja como foi a participação em cada um dos temas propostos



SAÚDE

"Nós temos um plano que vai dar continuidade e ampliação ao que já vem sendo feito. Uma das primeiras ações será a implantação da gestão plena, ou seja, o Município passa a ser gestor tanto dos postos e unidades básicas de saúde como dos de média e alta complexidade. Nós vamos assumir os contratos bem desenhados, com metas. Outra coisa será a atenção às consultas e exames especializados que hoje existe um gargalo. Isso vais nos permitir a continuidade das cirurgias de cataratas que hoje estão acontecendo em Pinheiro Machado, vamos poder contratar e RG ser referência. Além disso, vamos intensificar as consultas eletivas. O recurso vem direto pro Município que passa a ser gestor. :

Também, vamos ampliar a Estratégia de Saúde da Família, que são as equipes de profissionais multidisciplinares que vão na casa das pessoas. Quando o Alexandre assumiu tínhamos 39% de cobertura, hoje temos 80% e queremos chegar a 100% fazendo mais e qualificando através da criação da escola de Estratégia de Saúde da Família. Vamos implantar o Programa Rede Acolher Mulher, e farmácia itinerante. Além disso, estamos com plano pós-pandemia, com todas as ações relacionadas, sendo a saúde a primeira ação fundamental, depois a saúde do bolso, a saúde da mente."



EDUCAÇÃO

"Nós criamos 12 novas escolas, criamos o quadro dos servidores, implantamos a hora atividade, garantimos nos primeiros anos o piso que não foi pago em função do momento, mas conseguimos garantir o pagamento em dia de todos o quadro do Município. Trabalhar primeiro pela qualificação dos professores, dos técnicos em educação. Precisamos ampliar o número de vagas da educação infantil, já ampliamos 2800 vagas, pretendemos mais 3 mil. Nós temos em andamento mais oito escolas de educação infantil: Povo Novo, Cassino, Parque São Pedro, Vila da Quinta, Parque Marinha. Isso vai nos permitir termos um diagnóstico precoce das crianças que possam ter algum problema. Garantir também a qualidade da merenda escolar, queremos ampliar garantindo a compra pública pelo próprio município. Vamos trabalhar firme na área da segurança alimentar.

Temos um Projeto Agora é Minha Vez, para jovens e adultos, trabalhando junto a formação formal e a formação técnica. O jovem precisa formar no nono ano saindo com uma profissão, além de ampliar o trabalho da Escola Paulo Freire. Eu quero reafirmar nosso compromisso para seguir garantindo os números que já temos garantindo. Nosso compromisso é com a educação pública de qualidade."



SEGURANÇA

"Nós tivemos em 2014 um projeto com governo do estado que é o Policiamento Comunitário, onde chegamos a ter 14 núcleos. Esse projeto foi retirado pelo estado, agora queremos usar ele como modelo para construímos aqui o projeto Guarda Municipal Cidadã, com um novo modelo de capacitação envolvendo o governo do estado. Queremos trabalhar na prevenção, isso envolve a infraestrutura, como iluminação. Criar ações de segurança, que são a iluminação pública, a ampliação da central de videomonitoramento, com central integrada à Brigada Militar e Polícia Civil. Já implantamos 65Km de fibra óptica. Isso permite a colocação de câmeras de videomonitoramento. Hoje temos o Rondei e Projeto Educando para a Paz nas escolas, que permite tirar adolescentes da rua e preparar ele para uma vida mais qualificada. Sabemos que a segurança é uma responsabilidade do Estado, mas não podemos fugir desta preocupação."


TRANSPORTE

"Trabalhamos muito, mas ainda não conseguimos resolver, ainda estamos neste caminho. Qualificamos ruas, criamos novas linhas, implantamos 520 novas paradas para dar mais conforto, fizemos cinco licitações e ainda da não conseguimos, tendo uma em andamento. Esperamos ter acessibilidade em 100% dos ônibus, rastreador por GPS, cumprimento do horário e o conforto para o trabalhador. Caso isso não ocorra nós vamos abrir outro processo discutindo com a comunidade. Mudou muito o transporte coletivo com surgimento de outros modais, mas precisamos discutir e mudar.

Temos de melhorar o sistema da junção isso tá ligado ao sistema binário, mas independente disso é trocar a integração dali para a lateral da rodoviária nova, ali usuário terá segurança e melhor estrutura. Antes da implantação do binário, queremos fazer a troca."



INFRAESTRUTURA

"Vamos explicar o Binário, o qual se refere à duplicação da ERS 734, transformando em uma via da Junção até Pórtico, sendo entrada e saída da cidade pela Primeiro de Maio, fazendo uma grande rótula onde é a Integração. Mesmo não sendo a duplicação da ERS de responsabilidade do Município, o Alexandre (Lindenmeyer) assumiu e agora está em andamento a doação da área, mas sabemos que o estado está disposto a fazer duplicação do Trevo até o Pórtico. Já temos financiamento aprovado. Precisamos liberar também o fluxo Roberto Sooowisk, com projeto já em andamento.

Já temos recursos para qualificar mais 40 ruas e outros 50 Km de valetas tapada . Estamos fechando 30 Km de ciclovia e queremos chegar a 60Km. Vamos qualificar a infraestrutura, o saneamento é fundamental. Todas nossas obras envolvem drenagem. Temos uma comissão de acompanhamento de obras com mecanismos de transparência."



TEMPO LIVRE

Queremos falar no pós-pandemia, cuidar da saúde e também da saúde do nosso bolso, temos projetos específicos de trabalho e renda, atendendo principalmente os micro e pequenos empresários. Temos políticas de crédito, assessoria, incubação de novas empresas, manter a sala do empreendedor. Um trabalho especial para as mulheres possam se fortalecer. Trabalho específico para idosos, um trabalho com unidade móvel. Mulheres e idosos serão nossas prioridades.

Quero renovar meu compromisso com a comunidade para trabalhar e melhorar a vida da nossa comunidade".

Compartilhe