Atividades culturais, esportivas e de promoção da saúde marcam o Dia Mundial de Luta Contra a Aids em Rio Grande

Rio Grande

O Dia Mundial de Luta Contra a Aids será marcado por uma série de atividades em Rio Grande. Neste ano, ações culturais, esportivas e de prevenção e promoção à saúde serão realizadas no próximo domingo (1), no Multipalco da Avenida Rio Grande, balneário Cassino. De acordo com a Coordenadora do Programa Municipal IST/HIV/HV, Cláudia Borges, das 13h às 21h uma Unidade Móvel estará disponível no local para a realização de testes rápidos, tendas infláveis estarão dispostas para orientação das pessoas, haverá distribuição de preservativos, brinquedos infláveis para as crianças, dentre outras atividades.

A partir das 15h uma das tendas fará aplicações gratuitas de Reiki e, na sequência, ocorrerá uma blitz de conscientização nas sinaleiras da Avenida Rio Grande, com a distribuição de material informativo. Um passeio ciclístico ocorre às 17h e em seguida, estão previstos shows e demais atividades artístico e culturais até às 21h.

Foco na prevenção

Devido ao alto índice de infecção pelo vírus do HIV no município, destacado pelo último Boletim Epidemiológico publicado no ano de 2018, a Prefeitura Municipal do Rio Grande, através da Secretaria de Município de Saúde, intensificou ações de prevenção, cuidado, conscientização e promoção da saúde.

Segundo a Coordenadora Cláudia Borges, a expectativa é que o resultado deste trabalho repercuta positivamente na publicação do próximo boletim. A Coordenadora salienta que a disseminação da informação, sobretudo, com palestras e atividades de conscientização nas escolas é um dos caminhos para a prevenção. Cita, como exemplo, o projeto #todentro, exposição interativa guiada, com mediação de atores e profissionais de saúde que realizou um trabalho neste sentido para jovens da Rede Pública de Ensino em maio deste ano.

Borges salienta, ainda, o trabalho realizado por uma unidade móvel do Programa Municipal de IST/HIV/HV, que descentraliza o atendimento com a oferta de testes rápidos em locais estratégicos da cidade. “Além da prevenção, ampliamos o tratamento das pessoas com HIV/Aids em Rio Grande. Além do Hospital Universitário, os pacientes recebem acolhimento no ambulatório municipal e nas nossas unidades de saúde”, conclui.

Não fique na dúvida! Procure uma Unidade de Saúde e faça o teste para HIV. Solicite também os testes para Sífilis, Hepatite B e C. Use camisinha sempre.


Fonte: Prefeitura Municipal do Rio Grande.

Compartilhe